Mozart reduz convulsões epiléticas

A música de Mozart conforme novas pesquisas sugerem, pode reduzir o número de crises epiléticas.

Embora Mozart tenha sido o compositor ideal para o tratamento da epilepsia nos últimos 20 anos, os pesquisadores não tinham certeza se havia algo de especial na música ou se alguma versão embaralhada funcionaria tão bem.

Depois de testar o maestro contra uma versão quase Mozart por um ano, pesquisadores do Toronto Western Hospital confirmaram que apenas o original funcionou. De fato, ouvir a música de Mozart uma vez por dia reduz a frequência de convulsões.

Os pesquisadores tocaram o primeiro movimento da Sonata de Mozart para dois pianos em ré maior, K.448, todos os dias durante três meses para 13 pacientes com epilepsia e depois mudaram para uma versão embaralhada que perdeu as qualidades rítmicas do original.

A partir do ‘diário das crises’ que os pacientes mantinham, os pesquisadores descobriram que havia uma grande diferença no número de crises gravadas enquanto o ‘verdadeiro Mozart’ estava sendo reproduzido em comparação com a versão codificada.

É uma descoberta importante. Mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de epilepsia, e um poderoso medicamento anti-convulsivo não é eficaz em 30% dos pacientes.

Bryan Bubbard


Referências

(Source: Epilepsia Open, 2020; 5: doi: 10.1002/epi4.12400)

Wddty 062020

O pensamento negativo aumenta o risco de Alzheimer

Seu copo está sempre meio vazio? Você pode começar a vê-lo como meio cheio, porque as pessoas que têm pensamentos negativos e depressivos regularmente têm maior probabilidade de desenvolver a doença de Alzheimer em idade avançada.

Os pesquisadores podem até ver as conseqüências físicas do “pensamento negativo repetitivo” (PNR), como o chamam, com pensadores “meio vazios” desenvolvendo proteínas mais nocivas no cérebro que estão ligadas à doença de Alzheimer.

Se for você, comece a meditar ou a praticar práticas de atenção plena – tomando consciência de seus pensamentos e arredores – dizem pesquisadores da University College London. O pensamento negativo é “uma razão subjacente” pela qual algumas pessoas sofrem de demência ou Alzheimer, diz a pesquisadora Natalie Marchant.

Mas deve ser uma visão crônica e de longo prazo do mundo. O retrocesso ocasional em que de repente temos pensamentos e sentimentos negativos não causa danos duradouros às nossas habilidades cognitivas.

Os pesquisadores acompanharam a saúde mental de 292 pessoas com mais de 55 anos por dois anos. A maneira como refletiram sobre o passado e se preocuparam com o futuro foi uma medida importante de sua pontuação na PNR .

Aqueles com altos escores de PNR sofreram maior declínio cognitivo ao longo de um período de quatro anos, incluindo maior perda de memória, e as varreduras cerebrais também revelaram que eles tinham maiores depósitos de proteínas tau e amiloide, observados em demência e pacientes com Alzheimer.

A PNR é um novo fator de risco, dizem os pesquisadores, e por isso é importante que as pessoas que têm pensamentos negativos regularmente devem combatê-las, adotando meditação ou atenção plena.

Como se costuma dizer, nossos pensamentos são importantes e podem até nos mudar fisicamente.

Bryan Hubbard


Referências

(Fonte: Alzheimer & Demência, 2020; doi: 10.1002 / alz.12116)

Wddty 062020

Os sintomas do autismo podem diminuir à medida que você envelhece

O autismo não é fixo – e certamente não precisa durar a vida inteira. Os sintomas podem mudar e diminuir ao longo da infância, descobriu uma grande nova pesquisa.

Cerca de 30% das crianças com autismo viram seus sintomas diminuírem entre três e seis anos de idade, afirmam pesquisadores da Davis Health, da Universidade da Califórnia.

Eles rastrearam 125 crianças – 89 meninos e 36 meninas – com autismo e mediram continuamente seus sintomas durante a primeira infância. A gravidade dos sintomas em cerca de metade das crianças permaneceu a mesma e em 16% dos casos piorou – mas em quase 30% os sintomas melhoraram e em um pequeno grupo desses o autismo desapareceu completamente.

Os pesquisadores não sabem ao certo por que os sintomas mudaram, mas apontam para um crescimento substancial do cérebro que está acontecendo nesses primeiros anos. Também se manifesta de maneira diferente em meninos e meninas, e também é mais provável que as meninas vejam os sintomas melhorando. A inteligência também parece ter influência; crianças com um QI mais alto eram mais propensas a ver seu autismo melhorar.

Bryan Hubbard


Referências

(Fonte: Journal of Autism and Development Disorders, 2020; doi: 10.1007 / s10803-020-04526-z)

Wddty 062020

Alimentos processados ​​e açucarados podem desencadear depressão

Se você sofre de depressão crônica, pare de comer as coisas doces. Alimentos com açúcar processado podem desencadear inflamação e isso pode causar depressão, dizem os pesquisadores.

É um círculo vicioso. As pessoas geralmente buscam o pote de doce para aliviar a depressão, o que sempre parece pior no inverno, com os dias mais curtos e a falta de luz solar.

Mas eles são um falso amigo que elevam o humor momentaneamente, mas acabam desencadeando um episódio depressivo e reduzindo os sentimentos de bem-estar. Fisiologicamente, os açúcares processados ​​causam inflamação e ganho de peso, dois fatores que também fazem as pessoas se sentirem mais deprimidas.

Como o álcool, os açúcares podem ser viciantes e agir como uma droga, dizem pesquisadores da Universidade do Kansas. Os alimentos processados ​​são responsáveis ​​por 10% dos episódios depressivos, estimam os pesquisadores, e o problema é pior nos meses de inverno, quando a falta de luz solar interfere em nossos padrões de sono.

Cerca de 30% das pessoas sofrem de alguns sintomas de depressão iniciada no inverno, e a melhor maneira de lidar com isso é comer uma dieta rica em alimentos à base de plantas e ácidos graxos ômega-3.

Bryan Hubbard

Referências

(Fonte: Medical Hypotheses, 2019; 134: 109421)

COVID-19, temperatura e Vitamina D

Direitos autorais: ©evgeniy – stock.adobe.com

O SARS-CoV-2 demonstrou ser responsivo à temperatura e umidade, com a infecciosidade aumentando com temperaturas e níveis de umidade mais baixos. Uma investigação chinesa recente sugere que o COVID-19 é altamente sensível a altas temperaturas e se espalha mais rapidamente em climas mais frios; sua propagação mais rápida está ocorrendo a uma temperatura de 8,72 graus Celsius. Os coronavírus (como um grupo geral) parecem ser destruídos por temperaturas em torno de 56 graus Celsius.

Existem evidências convincentes que sugerem que a otimização do nível de vitamina D pode reduzir o risco de COVID-19 e outras infecções virais, como a influenza sazonal. Com a chegada das temperaturas mais baixas, é essencial reduzirmos os riscos.

A otimização da sua vitamina D é particularmente importante se você tem uma pele mais escura, pois a pele mais escura o coloca em maior risco de deficiência de vitamina D – e infecção grave por COVID-19.

Conforme relatado pelo The Guardian,  a mortalidade por COVID-19 entre americanos negros é três vezes maior que a dos brancos, e os pesquisadores sabem há muito tempo que os negros não conseguem atingir níveis ideais de vitamina D devido à exposição ao sol em nenhuma época do ano na América do Norte. 

A pesquisa  publicada em 28 de abril de 2020, aponta que a insuficiência de vitamina D é prevalente em casos graves de COVID-19 e que “dados emergentes de disparidades de saúde em relação a populações afro-americanas e sem-teto sugerem que a insuficiência de vitamina D (VDI) pode ser um fator subjacente à Gravidade do COVID-19. É importante ressaltar que este estudo  encontrou 100% dos pacientes com COVID-19 com menos de 75 anos internados em unidades de terapia intensiva apresentavam insuficiência de vitamina D.

Uma carta ao editor,  publicada no Irish Medical Journal, também aponta os muitos vínculos entre a deficiência de vitamina D e os fatores conhecidos por desempenharem um papel no COVID-19, como sexo masculino, síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) e comorbidades. como obesidade, diabetes e doenças cardíacas.

A maneira mais fácil de aumentar seu nível é através da exposição solar regular e segura, mas se você é de pele muito escura, pode ser necessário passar cerca de 1,5 horas por dia ao sol para ter algum efeito perceptível.

Aqueles com pele muito clara podem precisar apenas de 15 minutos por dia, o que é muito mais fácil de conseguir. Ainda assim, eles também lutam para manter os níveis ideais durante o inverno. Portanto, dependendo da sua situação, pode ser necessário usar um suplemento oral de vitamina D3. 

A dosagem de vitamina D3 deve ser individualizada conforme vários fatores, incluindo a cor da pele, peso e outras deficiências nutricionais. Procure um profissional no caso de suplementação.

Fontes:

Dr. Mercola

South China Morning Post March 8, 2020

Medical Microbiology 4th Edition, Chapter 60, Coronaviruses, Clinical Manifestations